22/07/19

LEITURAS OBRIGATÓRIAS: RESUMOS DAS OBRAS LIVRO 1: CINCO MINUTOS, DE JOSÉ DE ALENCAR



A proposta é ver todo o conteúdo da Prova de Língua Portuguesa do Vestibular 2019.2 da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA.

Para isso iremos resolver a prova de Língua Portuguesa do Vestibular 2017.1 Unindo assim a dupla que sempre funciona teoria e prática.

Vamos resolver questões de prova de vestibulares e comentando as respostas e a proposta de redação.

A prova de Língua Portuguesa:

1. Conhecimentos Gerais onde é cobrada uma obra literária (lista de cinco obras obrigatórias) e todos os vestibulandos 2019.2 a faram. Esta é composta de 8 questões e será aplicada na parte da manhã.
2. Conhecimentos Específicos: geralmente é cobrada uma segunda obra literária (lista de cinco obras obrigatórias) e somente quem estiver pleiteando uma vaga nos cursos de Ciências Sociais, Direito, Filosofia, Letras (tanto português e inglês) e Pedagogia a faram. Esta é composta por 10 questões de Língua Portuguesa e mais 10 questões de História somado a uma Redação Discursiva e será aplicada na parte da tarde.



Leituras obrigatórias: Resumos das obras


Livro 1: Cinco Minutos, de José de Alencar

Esta breve novela, ou romance (como o denominou o autor), foi dada a público em folhetins, no Diário do Rio de Janeiro, no ano de 1856. Saiu em livro em 1857 e, em 1860, foi republicada em volume que também incluía ‘A viuvinha’.
 Essas duas obras iniciais de Alencar, se caracterizam por o amor como redenção, e inauguram uma sequência cujo o enredo central foi “os perfis femininos”, que atingirá o seu ápice com a trilogia em Lucíola, Diva e Senhora.
Alencar admitira usar o termo perfil feminino para adjetivar a trilogia acima citada. Mas podemos classificar quase toda a obra do cearense como essencialmente de perfil feminino. Vejamos: A pata da gazela, Sonhos d’ouro, Encarnação e também sua a obra-prima Iracema. Ambas com personagens femininas fortes e muitas vezes protagonistas das tramas.

CINCO MINUTOS- JOSÉ DE ALENCAR

Esta obra fora escrita no início da carreira do autor. Ela é caracterizada pelo romantismo ingênuo quase infantil. Possui como ponto tempo e espaço o Rio de Janeiro e faz parte da fase urbana de Alencar.
Conta a história do casamento do autor com Carlota. Mas a narrativa é de terceira pessoa. Pois Alencar narra o texto direcionado a uma prima. Assim o narrador é de terceira pessoa e encontra-se entre Alencar (autor) e Carlota (prima).
Nesta obra o autor cita fotos históricos que realmente aconteceram e marcaram o Rio de Janeiro na época. Como característico em Alencar os mínimos detalhes são narrados como datas e horários. Hoje as histórias do autor romântico passam como que quase infantis e ingênuas para o leitor contemporâneo. Por isso quando lemos esses romances românticos temos que lembrar do contexto em que o mesmo fora produzido.
Cinco minutos é uma narração em que o amor vence, atitudes passionais dos apaixonados, é só amor e amor. Típico de uma época em que os folhetins eram escritos para serem lidos pelos moças e senhoras que podiam ter acesso a livros. Mas devemos ressaltar a extrema qualidade da estilística, da escrita e da linguagem alencariana.