Itamar Vieira Júnior (1979), nasceu em Salvador, Bahia, é Geógrafo, doutor em estudos étnicos e africanos pela UFBA e escritor.
Século (XXI);
Torto Arado foi publicado em 2018 em Portugal (2018), em (2019) foi publicado no Brasil.
Romance Contemporâneo ou Contemporaneidade (1960 aos dias atuais);
Livro: Dividido em 3 capítulos
Narrador: Temos uma polifonia (várias vozes femininas) narrador
em primeira pessoa. São 3 capítulos (Capítulo 1: narrado por Bibiana, Capítulo
2: narrado por Belonísia e Capítulo 3: narrado por Santa Rita Pescadeira).
Tempo e espaço: Não podemos cravar um determinado momento,
mas temos algumas pistas (luta pela posse ou não de terras, o uso do Ford
Rural) que o romance contemporâneo se passe em entre 1970 e 1977, na Fazenda
Água Negra.Personagens:
Bibliana: Filha mais velha de Zeca Chapéu Grande e Salustiana;
Belonísia: Filha mais nona de Zeca Chapeú Grande e Salustiana;
Santa Rita Pescadeira: Entidade Encantada;
Donana: Mãe de Zeca Chapéu Grande é a parteira que pega todos os netos no momento do parto;
Salustiana: Mãe de Bibiana e Balonísia, com a morte de Donana torna-se a parteira de Água Negra.
Zeca Chapeú Grande: pai de Bibiana e Balonísia, líder espiritual de Água Negra, benzedor e incorporada as entidades encantadas como Santa Rita Pescadeira.
Zezé e Domingas: são os outros filhos de Zeca Chapeú Grande e Salustiana.
Severo: Torna-se o líder social de Água Negra e marido de Bibiana;
Tobias: marido de Belonísia e no romance representará a violência doméstica contra a mulher;
Família Peixoto: são os donos da fazenda Água Negra;
Tio Servó: Irmão de Salustiana
Sutério: Gerente da Fazenda Água Negra.
Resenha do livro Torto Arado (2019), de Itamar Vieira Júnior
Água Negra é a fazenda onde a
história de Torto Arado (2019), de Itamar Vieira Júnior é narrada. Água Negra é
uma fazenda localizada na Chapada Diamantina, na Bahia. Havia as festas de Jari.
Trata-se de uma entidade do Candomblé, que uma religião de matriz africana. As
festas em homenagem a Jari eram produzidas pela família de Zeca Chapéu e
Salustiana, ambos são pais de Bibiana (a primogênita), Belonísia, Zezé e
Domingas.
A família Peixoto, dona da fazenda Água Negra dão davam muita atenção a fazenda, iam pegar o que os empregados produziam com a força do seu trabalho. Empregados que não podiam construir casa de alvenaria, todos haviam de morar em casa de barro. Pois casas de tijolos, são casas permanentes. Se estas fosse construída era sinal que os trabalhadores iriam querer se apossar da terra.
Os moradores de Água Negra ficavam com uma pequena parte do que produziam em seus quintais. Pois toda a produção da fazenda era entregue a família rica dos Peixotos.Podemos afirmar que estamos diante do hoje classificamos como trabalho análogo à escravidão. Pois a maioria dos trabalhadores são descendentes de negros, de quilombolas.
Percebemos uma crítica a Lei Áurea de 1888, assinada pela Princesa Isabel, mas em pleno Século XXI, encontramos locais, onde o povo afro-brasileiro continua vivendo em condições semelhantes ao que viviam seus antepassados. Escravidão que no Brasil durou 400 anos.
Capítulo 1: O fio de corte
Narrado por Bibiana, onde esta conta como ela e Belonísia foram até o quarto da avó Donana e pegaram, embaixo da cama uma mala velha e suja. As irmãs abriram a mala estava ali envolta de muitos panos velhos e sujos uma faca, grande, reluzente e com cabo de marfim. Iniciaram as brincadeiras com a faca chegando a pô-la na boca. Assim, uma das irmãs amputa a língua, enquanto a outra sofreu um corte profundo na língua. Qual delas perdeu a língua? Decobriremos ao final desse capítulo.
As duas são levadas as pressas ao Hospital da cidade mais próxima pelos seus pais e por Sutério, na Ford Rural, veículo utilizado pelo mesmo para fazer as andanças pela fazenda. As Irmãs Bibiana e Belonísia nunca haviam saído de Água Negra e nem andado de carro. Bibiana comenta “nunca vista tanta gente branca”. Incidente tornou as irmãs mais unidas, pois uma se compadecia da outra pelo incidente com a faca.
Chega a Água Negra o tio Servó ele traz esposa e filhos, era importante que os moradores tivessem filhos “porque quando crescesse substituiriam os mais velhos”. Uns dos filhos, Severo desperta o interesse das irmãs Bibiana e Belonísia.
Em uma das festas de Jarê Belonísia e Severo somem, Bibiana vai procurá-los e os encontra atrás de um pé de umbuzeiro. Bibiana fica com ciúmes e conta para a mãe, Salustiana que Belonísia estava com Severo embaixo do pé de umbuzeiro no fim da festa em homenagem a Jarê “sem ter certeza do que vira... adicionei á narrativa a visão de um beijo”. Salustiana promove uma surra em Belonísia. Bibiana ver uma surra de chinelo pela primeira vez. A relação das irmãs sofre um abalo.
A fazenda Água Negra passava por uma estiagem sem precedentes, o Buriti, por ser uma planta da natureza, era o único que resistia produzindo em abundância, então Severo e Bibiana iam até a cidade vender escondido do gerente da fazenda a massa do Buriti e assim conseguir alguma renda paras as suas famílias.
E assim que os dois vão se aproximando, Bibiana aos 16 anos encontra-se grávida do primo. Severo é um pouco mais velho. Agora a decisão difícil, contar para as famílias sobre a gravidez ou fugir. O casal pensa em enfrentar as famílias.
Mas Bibiana presencia Sutério humilhando Zeca Chapéu Grande com isso percebe que não para ficar ali, a exploração está demais. Percebemos que Bibiana e Severo são muito atentos ao que acontece em torno deles. A relação entre patrão e empregado. Com isso eles decidem ir embora tentar algo fora de Água Negra e depois retornar para tentar libertar os pais daquela situação de exploração. E eles iram conseguir.
Nos pertences que Bibiana levava e o que mais a machucava era a sua língua. Agora descobrimos que quem amputou a língua foi Belonísia. Bibiana leva a mala da avó Donana, aquela que continha a faca reluzente e sua língua. Mas esse fato de ter sua língua, não há fazia mais feliz. Afinal, ela se compadecia do acidente, com a faca que tirou a língua da irmã.
Capítulo 2: Torto Arado: Narrado por Belonísia
Agora a narradora da história será Belonísia, estamos no capítulo mais que ganhou mais páginas no livro.
É bem interessante pensarmos que Belonísia não se comunicava falando, é a metáfora do silenciamento que pessoas como ela: mulher, negra, excluída sempre sofre.
Mesmo sem a língua, Belonísia resiste, como muitos iguais ou semelhantes a ela. Agora temos silenciamento versus resistência. Agora a mesma história só que narrado de outro ponto de vista.
Prestemos atenção: temos uma história contada através da memória e está é falha. Duas irmãos contando a história de sua família. Teremos duas narrativas do mesmo enredo. A memória é falha, mas resiste. A memória não segue uma linha, por isso ela não linear.
Lembra história do umbuzeiro que lhe rendeu uma surra de chinelo, segundo Belonísia, ela e o primo Severo estavam brincando de caçar vagalumes. Mas a visão do ciúme de Bibiana viu um casal saindo de uma mesma sombra, e acrescentou uma cena de beijo.
As irmãs Bibiana e Belonísia são bem diferentes. Bibiana é mais ligada as letras, inclusive vai tornar-se professora da escola da fazenda. A escola foi fundada graças a Zeca Chapéu Grande. Através de seus dons de curandeiro, de incorporar à Encantada restaurou a saúde do filho do prefeito.
O prefeito ficou muito agradecido, Zeca então, pediu como recompensa um espaço para montar uma escola para que as crianças não crescessem na ignorância de não saber ler e escrever. São os próprios moradores que constroem o espaço e fundam a Escola da Tia Lurdes.
Bibiana que tece comentários sobre a falta de atenção que a família Peixoto tinha com Água Negra. Pois a fazenda dava pouco lucro, em relação as outras fazendas da família. O que mantinham lá era local onde os trabalhadores depositavam a produção de suas plantações.
Os trabalhadores, se assim, desejasse podiam até comprar o que produziam. Mas custava muito caro. Melhor, então, vender algo na cidade, como massa do buriti, mel de abelha, tudo escondido do gerente da fazenda e por consequência da família Peixoto.
Belonísia não gostava das letras, mas a pedagogia da Tia Lurdes não ajudava. Pois a professora ensinava algo que estava distante da realidade das crianças de Água Negra. Não ensinava como era o plantio, colheita e trato com a terra. Ou seja, a escola não satisfazia as necessidades da comunidade. Belonísia se afastava da escola e se aproximava do ensino do pai. Que era um homem muito sábio na relação com a natureza, os pensamentos, os dizeres.
Sai da casa paterna montada em um cavalo, não era de um príncipe, era de Tobias. Tobias havia ido morar sozinho em Água Negra. Este era um homem mais velho, tinha a idade de Zeca Chapéu Grande.
Se interessa por Belonísia e a leva. Quando esta chega a casa de Tobias, encontra uma casa toda desarrumada. Ele simplesmente a deixa lá e vai para roça. Quando retorna encontra a casa um pouco mais organizada e comida fervendo no fogão.
No início ele comia e ainda repetia o prato, depois foi reclamando, depois começa agredindo-a verbalmente. Teve somente uma cena em que ela estava costurando e ele veio querer agredi-la. Ela ficou parada com a agulha em punho. Ele desistiu e saiu.
Sou neta de Donana, que tinha enterrado 3 maridos, filha de Zeca Chapéu Grande e Salustiana todos muito respeitados na comunidade. Então não sou mulher de esperar passivamente uma agressão física. Belonísia representa a resistência versus silenciamento. Tobias arrumava confusão com todos e logo apareceu morto em uma estrada.
Belonísia não achou a viuvez ruim. Decidiu ficar só. Um exemplo de autossuficiência, força e resistência. Maria Cabocla sofre constantemente todos os tipos de agressão por parte do esposo. Belonísia e Maria Cabicla tornam-se amigas. Dessa amizade vai surgir a coragem de Maria Cabocla enfrentar essa situação.
O alcoolismo é muito presente no romance, Tobias e o marido de Maria Cabocla o utiliza para amortecer a falta de perspectiva, que gera uma grande tristeza e como fuga estes se entregam ao vício.
Nessa parte descobrimos que quem encontrou a faca que Donana jogou no rio após o acidente com as meninas Bibiana e Belonísia foi Tobias. E Belonísia acabou pegando-a de volta após ficar viúva. É com essa faca que Belonísia vai utilizar como meio por medo em marido agressor de Maria Cabocla.
Belonísia é a irmã que perde a língua, pois ela resolver tentar falar palavra arado. Pois era a palavra que mais escultava por parte de seu pai Zeca Chapéu Grande, que utilizava um torto arado na roça. O som redondo dessa palavra a encantava.
O Torto arado usado por Zeca Chapéu Grande, representa no romance, agricultura praticada pelos escravos nas fazendas dos senhores fazendeiros. Era um trabalho que exigia muita força e provocava dor e sofrimento aos escravos.
Vejam a critica esse mesmo torto arado utilizado pelos escravos no passando continua sendo utilizado em algumas propriedades rurais na contemporaneidade. Podemos observar que a exploração, os maus tratos e sofrimento ainda permanecem vivos no trabalho análogo a escravidão de algumas propriedades no Brasil.
Bibiana volta de forma definitiva para Água Negra, junto Severo e quatro filhos. Eles acabam trazendo para dentro de Água Negra outra visão de mundo que os permitiam enxergar que aquela realidade era exploração.
Severo vai se tornando um líder e passa a conscientizar os moradores de Água Negra que estes tinham direito a terra, somos descendentes de quilombolas. Isso logo aos ouvidos dos Peixotos que são os donos da Fazenda Água Negra e Severo acaba por ser assassinado com uma rajada de tiros em frente a sua choupana.
Do corpo estendido e sem vida
escorre um fio de sangue feito um rio.
Capítulo 3: Rio de Sangue: narrado pela entidade Encantada Santa Rita Pescadeira
Santa Rita Pesacdeira aparece no primeiro capítulo, quando Dona Maria Miúda a incorpora. Dá-se entender que Dona Maria Miúda morre e a encantada procura a sucessora. Percebe-se que as personagens femininas são mais importantes na obra que os personagens masculinos. O líder, o curandeiro da comunidade era Zeca Chapéu Grande, era ele que tinha que incorporar a Encanta. Porém foi Dona Maria Miúda que teve essa dádiva.
Santa Rita Pescadeira conta que acompanhou aquele povo desde o sequestro há séculos na África, acompanhou suas dores, violência, a submissão ao trabalho escravo. E todas as mazelas que o povo negro passou e vem passando. Na chapada Diamantina Santa Rita Pescadeira fala a poluição da água e da floresta em busca de ouro.
Este um o capítulo menor da obra. Agora a fazenda Água Negra tem novo dono, uma pessoa que se chama Salomão, os trabalhadores estavam felizes porque a priori tudo ia ser diferente. Mas era pior, pois na fazenda de Salomão não tinha lugar para os trabalhadores. Mas acontece que agora estes trabalhadores estavam conscientes que tinham direito a terra.
Agora eles sabiam e aprenderam a lutar por suas terras, entenderam que não podiam só trabalhar para os outros lucrarem. Santa Rita Pescadeira vai lutar ao lado dos explorados pela posse das terras.
Santa Rita Pescadeira então incorpora em Bibiana e também em Berlonízia, agora as três formavam uma trindade, uma espécie de Encantada.
Guiada pela Encantada Bibiana vai para o meio da floresta e constrói uma armadilha que no dia a dia é feita para pegar onça. É uma espécie de fojo. A onça é a representação de Salomão.
Capítulo 3: Rio de Sangue: narrado pela entidade Encantada Santa Rita Pescadeira
Santa Rita Pesacdeira aparece no primeiro capítulo, quando Dona Maria Miúda a incorpora. Dá-se entender que Dona Maria Miúda morre e a encantada procura a sucessora. Percebe-se que as personagens femininas são mais importantes na obra que os personagens masculinos. O líder, o curandeiro da comunidade era Zeca Chapéu Grande, era ele que tinha que incorporar a Encanta. Porém foi Dona Maria Miúda que teve essa dádiva.
Santa Rita Pescadeira conta que acompanhou aquele povo desde o sequestro há séculos na África, acompanhou suas dores, violência, a submissão ao trabalho escravo. E todas as mazelas que o povo negro passou e vem passando. Na chapada Diamantina Santa Rita Pescadeira fala a poluição da água e da floresta em busca de ouro.
Este um o capítulo menor da obra. Agora a fazenda Água Negra tem novo dono, uma pessoa que se chama Salomão, os trabalhadores estavam felizes porque a priori tudo ia ser diferente. Mas era pior, pois na fazenda de Salomão não tinha lugar para os trabalhadores. Mas acontece que agora estes trabalhadores estavam conscientes que tinham direito a terra.
Agora eles sabiam e aprenderam a lutar por suas terras, entenderam que não podiam só trabalhar para os outros lucrarem. Santa Rita Pescadeira vai lutar ao lado dos explorados pela posse das terras.
Santa Rita Pescadeira então incorpora em Bibiana e também em Berlonízia, agora as três formavam uma trindade, uma espécie de Encantada.
Guiada pela Encantada Bibiana vai para o meio da floresta e constrói uma armadilha que no dia a dia é feita para pegar onça. É uma espécie de fojo. A onça é a representação de Salomão.
Este cai na armadilha de Bibiana
e Belonízia guiada pela Encantada crava a faca de Dona Donana em Salomão. Mais
uma vez a faca volta para encerrar a história.
Eis aqui a última frase do romance: “sobre a terra há de viver sempre o mais forte”.
É um livro necessário para pensarmos o Brasil, e determinadas situações que ainda hoje, acontece nos rincões distantes no Brasil. Onde ainda há (em 2023) donos de terras que não permitem que os agricultores construam casa de alvenaria e votem em quem quiserem.
Eis aqui a última frase do romance: “sobre a terra há de viver sempre o mais forte”.
É um livro necessário para pensarmos o Brasil, e determinadas situações que ainda hoje, acontece nos rincões distantes no Brasil. Onde ainda há (em 2023) donos de terras que não permitem que os agricultores construam casa de alvenaria e votem em quem quiserem.
Compre o leia
Lembre-se: O Poeta está certo. Os outros é que estão errados.